terça-feira, 20 de outubro de 2009

Relato do Seminário de políticas para o Ensino Médio

No primeiro dia em Brasília, com a ajuda de alguns educadores e uma repórter da época fizemos uma oficina da fala, daí colocamos nossas idéias pra fora, contamos historia se a partir daí escolhemos as mais chocantes para poder apresentar na abertura do seminário que começaria no dia seguinte.
No meio das discussões das idéias surgiu a oportunidade de expressar essas idéias em publico. Neste dia, também pudemos interagir e conhecer melhor os jovens dos outros estados. Éramos dez: três de salvador, três de são Paulo, um do Rio de Janeiro, um do Pará e um do Acre.
Daí escolhidas as falas fomos ensaiar a nossa apresentação, ficamos exaustos porque o dia foi cansativo e trabalhoso.
A minha impressão de cara foi que esse seminário ia ser muito importante mesmo e a nossa participação mais ainda, pois teríamos a oportunidade de falar sobre os nossos problemas do dia a dia,e expor nossas idéias.
No segundo dia, eu e Daiane acordamos super cansadas, mas também super animadas para o início da conferência.
Eu estava muito nervosa, pois chegou o dia da minha contribuição para aquele seminário.
As atividades começaram com a fala do Ministro da Educação (Fernando Haddad). Logo após foi a nossa participação, eu falei sobre a enturmação das escolas da rede publica de Salvador. Os outros jovens falaram de problemas bem do nosso dia a dia mesmo, como fardamento, falta de professores, pouco conteúdo e estrutura.
Após um palestrante falou sobre algumas coisas super interessantes sobre um projeto da UNICEF como: a Reforma da educação central como elemento principal e a Reforma do Sistema (S) sendo assim retirada de 2% da receita federal para a gratuidade de cursos profissionalizantes para alunos do ensino médio da rede pública.

O Italiano Paulo Mazela falou sobre melhores práticas e realidades, acesso, permanência e qualidade de ensino. Carlo Jorge disse que o foco da pesquisa é ver como as políticas publicas chegam à nas escolas ,como os atores que atuam nas escolas exercem essas políticas publicas.
Quais políticas podem fazer a diferença? Como elas podem acompanhar uma boa gestão nas escolas? Eles citaram que pretendem finalizar a pesquisa que foi iniciada em janeiro de 2009 em dezembro de 2009.

No terceiro dia, o propósito foi participar das mesas temáticas, eu fiquei com a mesa O Ensino médio que queremos. Essa sala era como salas de discussões. Era dado um tempo para o publico poder se expressar e os palestrantes logo após responderem.
A palestra foi muito cansativa, por conta disso não consegui captar tudo que eles tentaram nos passar.

Mais neste dia foi o que foram ditas coisas mais importantes, pois muitos ressaltaram a nossa participação na abertura do evento e responderam algumas de nossas duvidas e questionamentos, alem disso eles falaram sobre os números de alunos por sala, que é o tema do meu monitoramento que é no caso sobre a enturmação.
A noite fomos conhecer um pouco da cidade.
Por fim no último dia, foi o dia das salas temáticas, e talvez o dia mais importante para a nossa ida até o seminário. Porém não participamos, pelo fato de que a UNICEF já tinha algo programado para nos, que foi a construção de um mural ressaltando algumas questões que nós adolescentes consideramos mais importantes e deixando espaços para as pessoas que quisessem expor seus pensamentos e opiniões.
Por fim, foi tudo ótimo, mesmo com os atrasos, foi tudo bem organizado e planejado.
Agora basta esperar a parte mais importante daquele seminário, A PRATICA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário